Páginas

13/10/2010

Mesa pra dois


Aprenda a preparar um jantar que estimula os sentidos e dá uma fome danada de você

Em uma das cenas do filme "Simplesmente Martha" (Mostly Martha, 2001) o chef italiano Mario provoca a centrada chef alemã Martha colocando uma venda em seus olhos e fazendo-a adivinhar, colherada por colherada, quais ingredientes ele usou na receita. Uma verdadeira provocação gastronômica. Essa é uma prova que sensualidade e gastronomia caminham juntas na arte de seduzir os sentidos.

No livro "Gastronomia no Brasil e no Mundo", no trecho sobre "Mitologia, comida e vinho", as autoras Dolores Freixa e Guta Chaves citam o mito da deusa Afrodite, que nasceu de dentro do Oceano, surgindo como no quadro de Boticcelli de dentro de uma concha, que deu origem a concepção dos alimentos afrodisíacos. Acompanhe:

"Com Afrodite, surgiu também o mito dos ingredientes e da cozinha afrodisíaca. Por analogia ao seu nascimento, os primeiros alimentos que se passou acreditar terem poderes sensuais foram os frutos do mar. Com o tempo, estabeleceram-se outras analogias como com as sementes (símbolo da fertilidade), grãos (que fortalecem o corpo e, por consequência, melhoram o desempenho sexual e a estimulante canela, entre outros".

Há divergências por parte dos profissionais sobre os alimentos tidos como afrodisíacos. O que se pode afirmar é que alguns, em particular algumas especiarias e temperos, liberam odores e instigam o paladar. Alimentos preparados com eles podem, sim, propiciar o clima de romance: açafrão, canela, pimentas, gengibre, mostarda, coentro em grãos, tomilho, ginseng. Mel, chocolate e vinho também têm efeitos estimulantes para despertar a libido. Assim como as famosas ostras (que sempre devem estar frescas) ricas em fósforo, iodo, zinco, que contêm pouca gordura e são altamente energéticas.

Esse é um fator importante: alimentos gordurosos podem prejudicar o desejo sexual, já que o processo de digestão será mais lento. Pra não errar na escolha do cardápio, fique agora com nossas dicas para um jantar a dois perfeito!

Acerte na escolha do cardápio: antes de fazer um jantar é bom ficar atento ao gosto do outro. Em seguida escreva o que vai fazer: uma entrada, prato principal e sobremesa. Depois, elabore a lista de compras. No dia de servir, pré-prepare os alimentos: cozinhe o que tiver que cozinhar, deixe molhos prontos, caldas e descasque os legumes. Não deixe pra última hora, sua atenção é na noite romântica.

Menos é mais. Sempre. Se a ideia é um jantar afrodisíaco veja na nossa lista acima quais especiarias vão à sua receita, mas sempre procure harmonizar. Você optou por fazer um cardápio estimulante, por exemplo: salada de manga e presunto cru ao perfume de limão e tomilho de entrada, massa como ravióli de camarão e gengibre ao molho de abóbora como prato principal e, de sobremesa, salada de frutas com sorvete de canela. Em cada prato há um item afrodisíaco, mas eles não brigam entre si, pois se apresentam em pratos e texturas diferentes. É apenas sugestão, você deve fazer o que sabe e o que quer, cuidando para não carregar na gordura e molhos indigestos.

Eu não cozinho e agora? - Caso você não saiba cozinhar, não se desespere! Há uma infinidade de lugares, chamados de Empórios Gourmet, onde você encontra produtos especiais e diferenciados pra finalizar em casa. O trabalho vai ser arrumar a mesa e escolher o vinho ou a cerveja gourmet.

Decoração - Gastou muito no jantar ou não teve tempo de comprar nada para decorar a mesa? Isso é fácil de resolver. Todo mundo tem em casa guardanapos de tecido e conjuntos americanos, não tem? Sabe aquele kit de sushi que você ganhou no Natal e nunca usou? Coloque na mesa, nos dois lugares. Pegue o guardanapo de tecido e, para tudo harmonizar, amarre com fitas que tiver em casa, uma folha comprida de uma planta (que já estiver caindo, nada de destruir arvores, tá?), resto de bobina de toalha absorvente (você recorta dois aros de um centímetro, mais ou menos, e coloca o guardanapo de tecido).

Para finalizar, compre uma flor bem bacaninha e ponha num vasinho, garrafinha de refrigerante antiga, aquário inutilizado e onde mais a sua imaginação mandar. Não precisa gastar muito, mesmo!

Você é boa de cama? Faça o teste!

Seguem agora duas sugestões de receitas que podem fazer sucesso no seu jantar. A primeira é uma sugestão de prato tailandês, que concentra sabores exóticos, suaves e picantes ao mesmo tempo. Outra a de um crepe recheado com Nutella e servido com morangos flambados.



O chef Diogo Filus, professor na Univale, sugere o Pad Thai, um macarrão de arroz típico da Tailândia e dá dicas importantes para que a execução seja perfeita. Muitos destes ingredientes podem ser encontrados em supermercados e claro, nos mercados municipais. A receita dada pelo chef serve tranquilamente duas pessoas e é, sem dúvida, uma mistura de sabores únicos. Acompanhe:

Para fazer o Pad Thai você vai precisar de:


- 6 a 8 camarões rosa
- 1 porção de tofu (cortados em cubos pequenos)
- 2 ovos médios
- 200 gramas de moyashi (o broto de feijão)
- 250g de massa de arroz (hidratar durante 1 hora em 1 litro de água em temperatura ambiente)
- Cebolinha verde a gosto
- Cebola roxa picada
- Pimenta do reino
- 1 colher sopa de pasta de camarão
- 1 colher chá pasta de tamarindo (como é mais difícil de encontrar pode ser a polpa do suco do tamarindo, vendido em vidrinhos).
- 1 colher sopa nam pla (molho de peixe fermentado com aroma forte)
- Amendoins picados e torrados (sem a pele).
- 1/2 limão

Cada etapa é muito importante para o sucesso desta receita. Siga passo a passo e aproveite esta dica: tudo o que precisar ser picado ou cortado antes, já corte. Assim, você não vai ficar nervoso (a) na hora de fazer o prato. Comece desta maneira:

Em uma panela alta antiaderente (tipo panela WOK) frite separadamente os ovos, mexendo um pouco no final. Reserve. Em outra panela, coloque um fio de óleo e salteie os camarões, temperando com um pouco de sal, pimenta do reino e o suco do limão. Também reserve.

Na WOK, ou em outra panela alta que você tenha, doure a cebola roxa e acrescente o macarrão de arroz. Misture então: a pasta de camarão, a pasta ou suco de tamarindo, um pouco de água, o molho nam pla e misture bem. Finalize com os ovos, o broto de feijão e o tofu esmigalhado. Acrescente os camarões e pique grosseiramente as cebolinhas. Jogue o amendoim em cima e está pronto.

Importante: Este prato deve ser servido imediatamente ao seu preparo. E, além disso, por ser muito colorido e aromático, fica bonito caprichar na apresentação com flores, folhas ou até mesmo a pimenta dedo de moça aberta, como uma flor.

Nenhum comentário: