Páginas

15/07/2008

A síndrome do patinho feio




Às vezes, a timidez é causada por um sentimento de inferioridade, que surge devido a um defeito físico real ou imaginário e leva à insegurança diante das outras pessoas.

Do desafio de se apresentar aos outros ou participar de uma reunião de trabalho até as "provas de fogo" de entrar em contato com uma pessoa desconhecida ou falar em público, todas as situações nas quais é necessário se relacionar com outras pessoas podem causar insegurança e mal-estar se você não está satisfeito com sua imagem.


De repente, você sente que está vermelho, começa a gaguejar, as mãos suam e tremem, o estômago revira e o coração parece que vai sair pela boca. Você se sente enjoado e sua impressão é de que todos estão prestando atenção e lhe achando ridículo.

Então começa a se perguntar o que as pessoas estarão pensando de você e surge uma vontade incontrolável de se esconder. Você se aterroriza e pensa em fugir o mais rápido possível. Grande parte da timidez que atormenta muita gente nas situações sociais é devido à insatisfação com o corpo ou características.

Quando alguém se olha no espelho, nem sempre fica feliz com o que vê, o que abala a auto-estima e acaba aumentando a sensação de insegurança.

Para evitar os problemas de timidez relacionados à imagem – ou melhor, a forma como alguém a percebe –, enfrentar as situações mais difíceis ou freqüentes que geram mal-estar e aliviar a ansiedade causada pela fobia social até níveis "suportáveis", basta seguir os conselhos dos especialistas.

Há uma série de recomendações gerais que podem servir para enfrentar qualquer tipo de desafio diante das outras pessoas e dizer "adeus e até nunca" à timidez.

Identificar as idéias que causam medo, se antecipar às situações que causam angústia, marcar metas para ir superando a apreensão, adquirir e praticar certas habilidades sociais são os elementos fundamentais para superar a timidez.

O mínimo progresso na tarefa de derrubar as idéias negativas que tem sobre si mesma e descobrir que são infundadas permitirá "ganhar muitos pontos" em matéria de auto-estima e segurança, e será uma preparação para enfrentar situações sociais cada vez mais difíceis.

Estas são algumas estratégias psicológicas e recursos práticos que realmente funcionam para superar o medo de enfrentar outras pessoas, no momento em que ataca a incômoda sensação de que você é feia:

- Contextualize seu "defeito" corporal com exatidão: Mesmo que você tenha um nariz não muito bonito, o resto do rosto não será totalmente sem atrativos;

- Valorize as qualidades físicas positivas: Uma pessoa pode ter baixa estatura, mas possuir uma bela silhueta. Talvez tenha mãos feias, mas uma boca bonita;

- Lance mão de todos os truques de beleza: É recomendável saber que tipo de roupas, sapatos, acessórios, penteados e maquiagem combinam melhor com você. Se possível, recorra a um especialista;

- Compense o aspecto "defeituoso" por outros: Por exemplo, a falta de aptidão para esportes pode ser compensada com a dedicação à música ou à leitura;

- Tenha em conta que nem tudo é o físico: O que há "por fora" é muitas vezes muito pouco importante comparado ao que há "por dentro", ou seja, sua personalidade;

- Algumas insatisfações físicas podem ser resolvidas: A obesidade pode ser vencida com esforço e ajuda médica, e a medicina estética atual consegue resultados prodigiosos;


- Olhe-se no espelho: Não se deve negar a evidência do defeito e fazer como a avestruz, procurando o primeiro lugar para se esconder, mas enfrentá-lo, buscar soluções e colocá-las em prática.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom!