
Aumento? Gravidez? Saiba como abordar questões delicadas com seu chefe
No campo profissional, calma, cautela, diplomacia e senso de oportunidade são essenciais. Não raro, surgem anseios ou situações que põem essas características à prova. Isso acontece, por exemplo, quando buscamos um salário compatível com as nossas potencialidades ou quando queremos "mudar de ares" - definitiva ou temporariamente. Será que você sabe lidar com essas questões e pôr as cartas na mesa para o seu superior no momento adequado?
"Muitas vezes, temos algo importante a dizer, que vai afetar de alguma forma (ainda que minimamente) a produtividade da empresa, e por isso mesmo surge o receio de uma reação negativa ou de sermos mal compreendidos pelo chefe. Isso é normal. A própria hierarquia já causa esse estresse. Mas é preciso pensar nos dois lados sempre - no seu e no da empresa - e agir com calma, naturalidade e segurança ao falar", diz a administradora Renata Bueno, que já passou por algumas saias justas até chegar ao cargo de chefia na sua área. "Uma vez tive que cancelar uma viagem internacional porque deixei para pedir férias muito em cima da hora. Levei até bronca. Não adianta se planejar sem 'mandar a real' para quem vai decidir o seu futuro", recorda.
Segundo Marina Vergili, diretora da empresa de Recursos Humanos Transition RH, abrir o jogo, de maneira honesta, é o ideal a se fazer. "O diálogo deve ser aberto, ou corre-se o risco de o chefe se sentir traído. O profissional tem que demonstrar segurança, convicção, confiança e sinceridade. Além disso, seja qual for o tema, deve-se sempre falar com o seu superior imediato primeiro", recomenda Marina.
Como pedir aumento?
O pedido deve estar enfocado no que você fez e faz pela empresa, e não nas suas necessidades ou aspirações. "É preciso estar bem embasado em cima de realizações concretas. Pense se a sua contribuição está sendo ou não bem remunerada pela organização e até que ponto o seu chefe vê esses resultados. Reflita muito antes de tomar essa decisão e, quando tomar, aponte o que você tem feito dentro de um diálogo realista", afirma Marina Vergili. Uma boa dica, segundo ela, é pedir primeiro um feedback do seu superior, para saber como anda o seu trabalho e se ele merece de fato ser mais valorizado.
Não tente: contar uma história triste (por mais verídica que seja) ou situações pessoais para mostrar que você precisa ganhar mais.
Como sugerir uma promoção?
Antes, é preciso saber se a posição a que você almeja existe no momento e se há espaço para crescer. "Da mesma forma que acontece com o pedido de aumento, deve-se ter em mente a sua contribuição para a empresa. E também deve haver alguém para ficar no seu lugar e treinar esta pessoa para assumir suas funções", afirma Marina Vergili. Ter um forte conhecimento sobre o cargo que você deseja é outra coisa importante.
Não tente: sugerir uma promoção sem ter demonstrado sua real capacidade.
Como mudar de área?
Isso vai depender do que você faz e de suas competências. A conversa franca com o seu superior também é necessária. Se o motivo da mudança tem origem em um desconforto, o caso é mais delicado. "Se você não se sente bem onde está, por causa dos colegas de trabalho, por exemplo, o problema é de relacionamento interpessoal e pode ser que seja só seu. Cuidado para não deixar que o chefe pense que o problema é com ele, ou que sua mudança de área revela-se como uma traição", observa Marina Vergili.
Nenhum comentário:
Postar um comentário