
Muito usada para celebrar ocasiões especiais como casamento e festividades, a tatuagem de henna é uma arte milenar. Na Índia, a técnica embeleza as mulheres com desenhos ocres que parecem deslizar pelas mãos e braços, sobem nas pernas, nascendo nos pés. É pura tradição! Toda indiana que se preza sabe como fazer. Mesmo assim, existem profissionais especializados, assim como nós temos em matéria de maquiagem.
A henna usada é preparada de forma caseira. A erva é misturada com água até fazer uma pasta pegajosa, depois colocada num cone feito de papel grosso. O buraco pequeno na extremidade serve de pincel. Os motivos são variados: as mãos parecem envoltas por luvas, os braços por braceletes, nos pés surgem meias rendadas. Quando as noivas usam para o dia do casamento significa vida longa para o marido, conforme explica Veeta, indiana de Nova Delhi, profissional do ramo de hotelaria, que passou duas semanas em São Paulo para explicar o ofício.
"Antes as mulheres usavam sempre esse tipo de enfeite no corpo, mas como demora muito tempo para ser feito, passaram a usar somente em ocasiões especiais", explica Veeta. Com o desenho acabado deve-se esperar 40 minutos para a henna secar. A região só pode ser lavada duas horas depois e dura até 15 dias. Quanto menos se lava a tatuagem mais ela dura, o que é um contratempo pois as mãos representam um ponto básico de higiene. Para retirar a henna usa-se um algodão embebido em uma mistura de limão e açúcar. Por tudo isso, dá para perceber porque é difícil fazer desse make corporal um ritual diário.
Apesar de não serem parte da nossa cultura - infelizmente! -, as tatuagens de henna, quando bem feitas, são lindíssimas obras de arte. Sem contar todo o romantismo: no casamento indiano, o homem e a mulher passam a ser deuses um para o outro.
JOIAS EM TATUAGEM: Le body jewel: a tattoo que pode ser usada várias vezes, fica em relevo no corpo e é pura bossa
TATTOO: A tatuagem está na moda e faz a cabeça - e o corpo! - de muita gente famosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário