Páginas

01/10/2009

Dores após a masturbação

“Olá, Dr. Uro. Tenho 16 anos e o meu caso é que toda vez que me masturbo, o meu pênis incha, o prepúcio fica bastante inchado e a pele fere, como se rasgasse. E de vez em quando aparecem umas manchinhas brancas nele”

Respondendo a pergunta do nosso amigo internauta, o fato do pênis inchar após a masturbação, é uma consequência direta do trauma mecânico causado pela fricção entre as túnicas que recobrem o pênis, variando de intensidade, conforme o tempo de exposição a este traumatismo, e a força aplicada no local.

Este edema, em todos os casos, deve regredir espontaneamente em horas, não devendo existir lesões de pele, rachaduras superficiais, ou manchas. Em casos como o exposto pela pergunta a nós direcionada, podemos pensar na possibilidade de existir uma inflamação da pele e da mucosa do pênis, provavelmente por um fungo ou uma bactéria.

A preocupação é se seria uma bactéria venérea, coisa que não acreditamos, pois talvez ainda não tenha sido consumada uma relação sexual, satisfazendo-se através da masturbação. Mas lembramos que os fungos, não só por relações, podem infectar os genitais, pois estes microrganismos vivem em ambientes úmidos, sendo frequentes em pessoas que não se enxugam bem após o banho, usam piscinas diariamente, estão em uso de antibióticos - onde a resistência imunológica pode estar rebaixada - ou em diabéticos, pelo mesmo fator.

E quanto às bactérias, temos inúmeras em nossa própria pele, que vivem em simbiose sem causar danos aos tecidos normais, mas que em caso de traumas ou feridas, com perda da integridade tissular, aproveitam esta fragilidade e acabam se transformando em patogênicos, ou seja, causam algum tipo de infecção local.

Na situação então referida, o ideal é a consulta a um urologista ou dermatologista para a correta interpretação destas feridas e irritações locais no pênis, a identificação do agente agressor e o correto tratamento, que varia de acordo com o agente causador; além de ser examinado quanto a possíveis alterações anatômicas do pênis, como por exemplo a presença de fimose ou de um freio curto, entre outras.









Nenhum comentário: