Apenas 5% das empresas brasileiras podem ser consideradas "móveis"
As empresas brasileiras não estão prontas para a mobilidade. Apenas 5% podem ser consideradas "móveis" e o SMS é a ferramenta mais usada. Esse é o resultado do estudo da Mowa, grupo especializado em soluções móveis e inovações tecnológicas, sobre o uso dos celulares pelas 500 maiores empresas brasileiras. Esta é a primeira pesquisa do gênero no Brasil. O estudo foi realizado entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, com 500 empresas.
O objetivo da Mowa foi entender como as empresas brasileiras utilizam o celular, principalmente os smartphones, como instrumento de relacionamento das marcas com seus consumidores. Desde o aparecimento destes novos dispositivos, em especial o iPhone, muitas empresas passaram a levar serviços e interagir mais com clientes e pessoas em geral. Apesar de os principais gurus de administração dizerem que o mundo caminha para a "mobilidade" (tecnologia móvel), apenas 5% das empresas listadas no ranking das 500 maiores empresas do Brasil (ranking da revista Exame, 2009) possuem uma estratégia sólida de utilização do aparelho como forma de relacionamento com seus consumidores e outros públicos-alvo.
Para efeitos de comparação, 10% das empresas listadas no ranking global Fortune 2000 já lançaram aplicativos para smartphones, segundo a consultoria research2guidance. Esta empresa estima que o mercado de aplicativos móveis cresça 807% nos próximos quatro anos, passando de 1,411 bilhões de euros em 2010 para 11,496 bilhões de euros em 2013. A pesquisa apontou que apenas 12% das empresas possuem site móvel. Isto significa que qualquer acesso de um dispositivo móvel a um site corporativo - e mesmo de empresas que praticam e-commerce - entrará em um site produzido para a tela "grande" de um computador de mesa (desktop) ou notebook.
Do ponto de vista de aplicativos criados especialmente para os celulares (iPhone, BlackBerry e outros smartphones), apenas 14% das empresas já encomendaram produtos desta natureza para levar informações e serviços aos seus consumidores.
Os SMS (acrônimo de "short message service") - os populares "torpedos" - são os recursos mais utilizados pelas empresas para se comunicar com seus públicos: 22% das empresas já realizaram ações corporativas utilizando SMS. No Brasil o uso desta ferramenta de comunicação é utilizada pelas empresas principalmente para comunicação com força de vendas, clientes e dealers, para autenticação de operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário