Páginas

09/08/2010

Isabel Marant


A estilista francesa é ícone da moda e sinônimo do descolado estilo parisien chic

Nova iorquinos estão acostumados a novidades. Novos restaurantes e novas lojas abrem todo dia e é quase impossível visitar todos. Raras ocasiões deixam a galera fashion de NY completamente frenética. Ano passado, foi a primeira TopShop, loja inglesa adorada pelos fashionistas europeus, a chegar nos Estados Unidos. A loja foi inaugurada em abril de 2009, com festas e mais festas, teve até presença de Kate Moss e fila de espera (na qual eu esperei mais de 2 horas).

Nesse abril o assunto é outro, bem mais calmo, super cool e com aquele estilo francês "je ne sais quoi". Depois de meses de espera, essa semana o segredo das parisienses finalmente chegou a Nova Iorque com a abertura da primeira loja americana da grife Isabel Marant. A estilista francesa é ícone da moda e sinônimo do estilo parisien chic super casual e ao mesmo tempo megadescolado.

Casual & cool

Marant, que começou a desenhar roupas com 15 anos, lançou sua primeira coleção em 1994 desenhando bolsas e outros acessórios. Logo lançou uma coleção prêt-à-porter e, em 1998, abriu sua primeira loja em Paris. Agora tem três lojas em Paris, uma em Madrid, duas em Hong Kong e a novíssima em Nova Iorque.

O look dela é simples, uma mistura de boho chic com algo mais andrógeno, vestidinhos hippie com blazers oversize e botinhas de franja ou tachadas. Suas peças são do gênero que muda o seu guarda-roupa - e não precisa ser um look inteiro, cada peça é especial e usável. As francesas adotaram rapidamente e, nos últimos anos, o estilo francês é definido pelo look casual e cool das coleções de Isabel Marant.

Bom, não só as francesas. Isabel Marant é queridinha das editoras de moda pelo mundo afora há muitos anos, mas só agora está virando um sucesso mundial. Isso com a ajuda de suas grandes fãs famosas. Afinal, não é sempre assim que acontece com essas grifes, primeiro as francesas, depois as editoras de moda, as celebridades e, enfim, o resto do mundo todo?

Espaço fashion

Gwyneth Paltrow é megafã e até usou várias peças Isabel Marant no seu blog Goop quando a mostrou seu estilo para o verão no site. Sienna Miller não largou das botinhas tachadas, um dos itens de maior sucesso da marca, quando divulgou G.I. Joe pelo mundo. Natalie Portman e Reese Witherspoon acabam de usar vestidos da nova coleção e Rachel Bilson foi vista comprando a loja toda em sua última visita a Paris.

O sucesso com as celebridades foi a perfeita oportunidade para invadir o mercado americano. Com isso ela procurou o espaço ideal para sua nova loja e escolheu o bairro Soho, chique e com um ar mais artístico do que a Madison Avenue. O prédio é antigo por fora, bem ao estilo loft que fez o Soho ficar famoso. Disse Marant: "Eu me apaixonei por um prédio na esquina da Broome com a Greene. Ele representa tudo que eu tinha na minha cabeça a respeito de Nova Iorque, os espaços gigantes. Temos colunas na loja com um teto todo de metal. Já que o espaço é tão grande, construímos uma espécie de cabine de madeira. É um espaço dentro de outro espaço. Uma mistura de escultura e uma casinha numa árvore". Vale a pena visitar a loja só por inspiração.

Marant contou com o arquiteto francês Nicolas Andre, responsável por suas três lojas em Paris, para criar o espaço perfeito para as consumidoras americanas. Não podia ser mais adorável - as roupas parecem obras de arte dentro de uma galeria. Por coincidência, a loja fica ao lado da loja de seu marido, o designer de bolsas (favoritas de Sarah Jessica Parker) Jerome Dreyfuss.

Isabel mania

A fila para entrar na loja no dia da abertura não foi igual a TopShop, afinal, o precinho das roupas são um pouco fora do alcance das mortais comuns. Mas as peças icônicas da coleção, como as botinhas e vestidos boho, se foram e o buzz com as fashionistas é incrível. Todas as editoras de moda estão visitando a loja quase como se fosse uma religião. Quantas vezes por dia eu escutei alguém falar "você já foi na loja da Isabel Marant? Esse fim de semana estou planejando ir lá".

Mania ou não, vale a pena visitar e conferir a última coleção - só para saber o que a galera fashion estará usando nessa temporada. Como a gente diz por aqui "window shopping" não custa nada. E se havia alguma dúvida que Isabel Marant é um genial, basta olhar a linha que ela lançou para crianças no site SmallAble. É incrível, fico babando com a beleza das roupas e o jeitinho cool das crianças. O nome da coleção, Bohemian Chic, não pode ser mais adequado. Não à toa as francesas são invejadas mundo afora por seu estilo impecável: elas começam cedo!

No Brasil, a coleção Isabel Marant está disponível na loja paulista NK Store, e algumas estão online no site multimarcas designer Net-a-Porter. As roupas são caras, mas olhar é de graça e vai inspirar o seu look "je ne sais quoi" parisien chic para o inverno.

Confira as últimas coleções de Isabel Marant direto no site da grife: www.isabelmarant.tm.fr

Nenhum comentário: