
Famosos revelam como celebram a Páscoa judaica em família
Embora tenham significados distintos, a Páscoa Cristã e o Pessach, a "Páscoa judaica", muitas vezes são confundidos, pois, além de acontecerem em datas próximas, celebram, de certa forma, o "renascimento". Enquanto no Ocidente, amigos e familiares fazem a tradicional troca de ovos de chocolate, para os judeus essa é a hora de se relembrar o episódio bíblico do Êxodo.
Nesta segunda, 29, acontece um seder (jantar) de Pessach, considerado um dos mais importantes acontecimentos do calendário judaico - outra grande comemoração é o Rosh Hashaná, o ano novo - e que marca a fuga e libertação do povo judeu do Egito, em busca da Terra Prometida.
Nomes como Ben Affleck, Steven Spielberg, Woody Allen e Adam SandlerCaco Ciocler, Luciano Huck e Viviane Pasmanter também vão celebrar. Seguidores da doutrina da Cabala, como Madonna e Jesus Luz festejam o dia também. Para saber como nossos artistas de origem judaica celebram a data, conversamos com o ex-participante do Big Brother Brasil 10 Michel Turtchin e com o ator veterano Jonas Bloch. comemoram nesta segunda. No Brasil,
"Geralmente, é minha irmã quem faz um jantar para toda a família e convida a gente", diz Jonas, acrescentando que sua filha, a atriz Débora Bloch, e seus dois netos, Júlia e Hugo, são presenças garantidas nos festejos. Já na família de Michel, a celebração acontece sempre na casa da pessoa mais velha, neste caso, sua avó. "Minha família é bem grande e tem muitas crianças. Sempre cantamos várias canções tradicionais nessa noite tão especial", conta o publicitário, que teria de manter uma alimentação especial, caso ainda estivesse confinado na casa do BBB.
"Não podemos ingerir uma série de coisas. Nós nos alimentamos somente com comidas típicas sem fermento, como matzá (pão) e gefilte fish (bolinho de peixe recheado). No BBB, teria que comer apenas ovo, banana e laranja. A parte chata mesmo seria estar longe da minha família", diz o ex-brother, que, antes do programa, namorava a também judia Karen Pila.
Por estarem difundidos pelo mundo, os judeus frisam a importância de transmitir sua cultura, mantendo sempre vivos os preceitos da Torá (livro sagrado). "É muito emocionante. É uma maneira de transmitir oralmente a nossa cultura às gerações vindouras", confirma Jonas, que, como ponto alto da noite, ressalta o momento em que o menino mais novo presente pergunta ao condutor oficial da cerimônia o significado de toda a celebração.
Mesmo seguindo com afinco as tradições, tanto Jonas quanto Michel dizem que, por vezes, não conseguem seguir à risca todos os mandamentos da religião. "Muitos anos, eu estive viajando a trabalho, mas isso não me impede de lembrar o quê de tão especial significa o Pessach", ressalta Jonas.
Já Michel, que surpreendeu a todos ao assumir um romance com Tessália, durante o reality show da Globo, afirma que não se casaria com uma judia só para manter a tradição. "Como eu disse no primeiro dia de programa, o que realmente importa é que o amor seja verdadeiro", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário