Páginas

08/12/2008

Ela disse que me ama. E agora?


Descubra o que fazer quando ela se declara
E foi assim que aconteceu: com o estudante Luiz Henrique Madi, 22, na cama após uma noite de sexo. Com Gabriel Caldas, 23, entre amassos quentes na área de lazer do seu prédio quando tinha 17 anos. Jovens e felizes, ambos curtiam suas respectivas garotas desavisados de que deveriam desconfiar da esmola que, até então, era demais. Suspeitaram de menos, aproveitaram demais e foi então que, naquele momento, tomaram o susto. Saídas do interior dos delicados lábios que cada qual havia tocado momentos atrás, as três palavras que juntas formam a expressão mais poderosa do planeta: ‘eu te amo!’. Arregalar ou fechar os olhos, respirar fundo e pensar, fingir que não ouviu? O que fazer quando a garota diz que te ama e você ainda não sabe o que sente por ela?
Para a psicóloga e psicoterapeuta Antonieta de Castro Sá, autora do livro ‘O diálogo com a adolescência’, a regra número um é não se desesperar. “O menino não deve se apavorar porque talvez nem ela tenha certeza se o ama ou não. Na verdade às vezes quando ela diz ‘eu te amo’, ela pode apenas estar jogando verde para colher maduro; checando, numa boa, se o menino sente algum interesse além do físico. Um interesse mais afetivo”, explica. “Muitas vezes a menina confunde o carinho que recebe sexualmente com o carinho afetivo”.
Isso, segundo a especialista, acontece porque as pessoas do sexo feminino têm maior tendência a associar o fator emocional ao físico. “É mais comum que as meninas não busquem só a satisfação física, mas também um componente de carinho. É também muito comum que as meninas confundam o prazer físico com o interesse afetivo. Já eles são perfeitamente capazes de ter desejo sexual por uma menina por muito tempo sem construir uma ligação emocional”, afirma a psicóloga.
Em segundo lugar, o rapaz deve analisar se a garota em questão é de fato importante para ele. “Tem uma maneira simples de saber se gosta ou não da menina: se além do prazer de ficar ele também se interessar em saber mais sobre a garota, como o que ela faz ou se ela está contente ou triste; se tiver vontade em ajudá-la em horas difíceis; então aí ele gosta. Agora se a ausência dela faz pouca diferença na vida dele, então ele não gosta”, ensina Antonieta.
Supondo então que você não seguiu essas regras, não tenha se desesperado e chegou à conclusão de que ainda há dúvidas sobre a sua posição perante a relação. A dica, então, é ser sincero com a bela, afinal, segundo a psicóloga Leonora Ciribelli, algum sentimento por ela você deve ter, nem que seja apenas o respeito. “Se ele não sentisse nada por ela, então não estaria com ela. Ele deve falar a verdade”, diz.
“Vale ser honesto. Falar que a admira, mas que essa questão de ‘amar’ não rola tão depressa para os homens como para as mulheres. Que não quer enrolá-la. Diga para continuarem se vendo para se conhecerem melhor”, instrui Antonieta.“Quando uma pessoa está com outra e não a ama, nada precisa ser dito porque o outro sente. Se o rapaz perceber que não tem afeto por ela é melhor chegar para ela e ser honesto. Na hora ela pode ficar chateada, mas depois você ganha a confiança dela. Caso fique mágoa e decepção aí ela não vai o querer nem mais como amigo”, afirma. “Custa muito mais caro no relacionamento enrolar do que ser honesto”, conclui.

Nenhum comentário: