Páginas

28/10/2008

Sexo zero




Você conhece alguém que vive bem sem relações sexuais?
Carol Patrocinio

Quando você escuta alguém dizer que é virgem e tem mais de 18 anos, você acha que a pessoa está mentindo ou que é simplesmente normal ser virgem até a idade que quiser? E se a pessoa resolver passar a vida inteira sem sexo, por vontade própria, sem nada a ver com religião ou saúde, o que você acha?

Existem, sim, pessoas que vivem muito bem sem sexo - aliás, essas pessoas viveriam infelizes se fossem obrigadas a praticar a paixão de grande parte do mundo. Conhecidos como assexuados, esse pessoal tem desejo, se masturba, mas não querem que outra pessoa participe desse momento: elas não têm tesão por outras pessoas. Consegue entender?

Não é doença!
Em 2004, o psicólogo canadense Anthony Bogaert analisou uma pesquisa feita com 18 mil britânicos e chegou à conclusão de que 44% das pessoas que não tinham interesse em sexo estavam casadas, viviam com parceiros ou já haviam passado por uma das opções. Porém, o estudo mostra que até 1,1% dos adultos podem ser assexuados ou não ter atração sexual duradoura.

No Brasil, o Projeto Sexualidade desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa com sete mil pessoas e foi descoberto que 7,7% das mulheres e 2,5% dos homens não fazem sexo e não sentem falta de fazer. Você esperava isso?

Isso não é moda?
Pelo que se pode ver na história, não parece ser algo inventado por adolescentes entediados por não ter o que fazer e com vontade de inventar uma modinha.

Há alguns anos, mas nem tantos assim, o casamento podia ser invalidado se não rolasse pelo menos uma vez entre o casal – chamavam isso de “consumação do matrimônio”. Além de manchar o nome da família do 'estranho' que não gostava de sexo, ainda rolava um divórcio e era considerado que aquilo havia sido um 'insulto ao sacramento'.

É tipo celibato?
Não, o celibato é um voto feito por religiosos, que pretendem sufocar seus desejos carnais e focalizar a energia sexual para outros assuntos. Quem é assexuado apenas não sente esses desejos físicos, portanto não precisa fazer nenhum sacrifício para não ter relações sexuais.

Como funciona, então?
É simples se você pensar que quem é assexuado, assim como você, pode se apaixonar por pessoas do sexo oposto, ou do mesmo sexo – igualzinho a você – e quer estar com essa pessoa, quer beijar, andar de mãos dadas e ir ao cinema. A única coisa que ela não quer é que alguém participe do prazer sexual que ela tem e que muitas vezes nem existe.

Quem é assim?
Já existem comunidades na maior rede de relacionamento de brasileiros. Lá, as pessoas assumem que podem viver muito bem sem sexo. Se você quiser saber mais ou se identificou com essa galera, dê uma passadinha nas comunidades “assexual, assexuais – sobre;” ou na “Sexo Zero”.

Você conseguiria viver sem sexo? Conhece alguém que vive assim? Comente!

Nenhum comentário: