Páginas

13/06/2008

Descubra qual é a sua tribo

Você se amarra nos carnavais fora de época ou prefere gastar seu tempo no shopping fazendo compras e mais compras? É do tipo que se mata de tanto estudar todos os dias ou é aquele que fica horas na academia mesmo sendo véspera de prova? Cada um tem seu estilo e junto com outros amigos, que possuem as mesmas preferências, formam sua "tribo". Veja a seguir qual é a sua.

"Pertencer a um grupo sem fanatismo pode ser muito útil, pois o jovem cria um ambiente social. Mas se a tribo for a única forma de se comunicar com o mundo, pode provocar problemas de integração diante de pessoas que não tenham a mesma forma de pensar", diz a psicóloga Sueli Castillo.
De acordo com a psicóloga, é preciso que o adolescente se autopreserve das intolerâncias, das obrigações e das verdades absolutas criadas por muitos grupos.


Veja algumas tribos e suas principais características

Patricinhas & MauricinhosA prioridade número um dos integrantes dessa tribo é estar sempre na moda. Mas, é claro, sem extravagâncias, pois eles são pessoas de muita "classe". Quanto ao comportamento, as patricinhas e mauricinhos são alegres, divertidos e os mais populares da escola.
MicareteirosNão é somente no período do Carnaval que os aficionados por samba e axé se divertem. Eles vão em busca de todas as folias fora de época que pipocam pelas cidades. Alguns dos ídolos dessa galera são: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Babado Novo e Inimigos da HP.
AlternativosUma rotina repleta de obrigações e padrões é um ambiente de terror para os alternativos. Os jovens desse grupo gostam de fugir do convencional e nisso se incluem a moda, os hits de sucesso e os seriados mais comentados da televisão. Eles gostam de estar em contato com a natureza, usar roupas largas e andar de sandálias. E o violão costuma ser frequentador assíduo dos encontros dessa tribo.
NerdsEles são os alunos que tiram as melhores notas da escola. Também, não é para menos, os nerds estudam todos os dias, sem folgas, nem mesmo nos finais de semana. Para eles, a pior coisa do mundo é estar por fora de algum conceito de física, matemática ou de algum fato histórico e, principalmente do que ocorre na atualidade. Portanto, podemos chamá-los de fontes de informações ambulantes.
Ratos de academiaAficionados por corpos esculpidos, os membros dessa tribo não perdem tempo e nas horas livres correm para a academia. Os figurinos de malhação normalmente os acompanham fora da ginástica, por isso, é fácil identificar esses jovens.
GamersEles trocam qualquer atividade à céu aberto para permanecer em casa na frente do computador ou videogame. Os gamers ficam o dia todo disputando competições no mundo virtual sozinhos ou em jogos em rede. Se você precisar de alguma ajuda quando o assunto for tecnologia, pode perguntar a um integrante desse grupo que ele não lhe deixará na mão.
Serviço:Sueli Castillo - psicólogaEmail: suelicastillo@terra.com.br

Nenhum comentário: